Páginas

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PRÉMIO NOBEL DE MEDICINA 2009

O prémio Nobel da Medicina de 2009 premiou a descoberta e identificação da telomerase, uma enzima que renova um revestimento na extremidade do cromossoma cujo desgaste natural pode conduzir ao envelhecimento ou ao cancro.
Elizabeth Blackburn e Carol Greider foram juntamente com Jack Szostak as laureadas em 2009 com o prémio Nobel da Medicina.
Uwe Aanpach, EPA
Elizabeth Blackburn, nascida na Austrália, Jack Szostak, nascido na Grã-Bretanha e Carol Greider nascida em S. Diego, Califórnia ganharam o prémio de 10 milhões de coroas suecas (1,42 milhão de dólares), segundo foi anunciado pelo Instituto Karolinska, da Suécia. "As descobertas... deram nova dimensão ao nosso entendimento da célula, jogou luz sobre os mecanismos de doenças e estimulou o desenvolvimento de potenciais novas terapias", disse o instituto. A enzima tornou-se objecto da investigação de pesquisa da indústria farmacêutica, particularmente para o combate ao cancro, por se acreditar que ela desempenha um papel importante no crescimento descontrolado de tumores."Isso tem uma ampla implicação médica para o cancro, para alguma doenças hereditárias e para o envelhecimento", disse o instituto. Greider, de 48 anos, afirmou que o prémio agora atribuído representa o reconhecimento do valor das descobertas que foram obtidas por pura curiosidade."Não tínhamos ideia quando começámos que este trabalho seria envolvido com o cancro, mas havia simplesmente uma curiosidade de como os cromossomas se mantinham intactos", afirmou ela através de comunicado. "A nossa abordagem mostra que, ao mesmo tempo que se pode fazer uma pesquisa para responder uma a pergunta específica, também se pode simplesmente seguir o instinto." Colega de Greider, Blackburn foi demitida em 2004 do Conselho de Bioética do então presidente dos EUA George W. Bush devido às suas críticas à política do governo norte-americano para as pesquisas com células-tronco embrionárias. Os três cientistas estavam entre aqueles que eram apontados como prováveis vencedores, de acordo com a previsão anual da Thomson Reuters. Blackburn é investigador na Universidade da Califórnia, em San Francisco, Greider na Escola de Medicina John Hopkins, em Baltimore., e Szostak na Escola de Medicina de Harvard desde 1979, actualmente no Hospital Geral de Massachusetts, em Boston.

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Premio-para-descoberta-que-traz-esperanca-ao-tratamento-do-cancro.rtp&article=284484&visual=3&layout=10&tm=2

Este artigo é um esboço sobre Medicina.
A medicina é uma das áreas do conhecimento humano ligada à manutenção e restauração da saúde. Ela trabalha, num sentido amplo, com a prevenção e cura das doenças humanas num contexto médico. É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Medicina.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde não é apenas não ter problemas como o cancro, doenças crónicas, sida e.t.c. Consiste no bem estar fisico, mental, psicológico e social da pessoa. É um estado cumulativo, que deve ser promovido durante toda a vida, de maneira a assegurar-se de que seus benefícios sejam integralmente desfrutados em dias posteriores.[1] Nesse contexto, diretrizes de organizações supra-nacionais compostas por eminentes intelectuais do globo relacionados à área de saúde estabeleceram um novo paradigma de abordagem em medicina.
O Santo Patrono da Medicina é o Apóstolo São Lucas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas. Sua sede é em Genebra, na Suíça. A directora-geral é, desde novembro de 2006, a chinesa Margaret Chan.[1]
A OMS tem suas origens nas guerras do fim do século XIX (México, Criméia). Após a Primeira Guerra Mundial, a SDN criou seu comité de higiene, que foi o embrião da OMS.
Segundo sua constituição, a OMS tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. A saúde sendo definida nesse mesmo documento como um « estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade. »
O Brasil tem participação fundamental na história da Organização Mundial da Saúde, criada pela ONU para elevar os padrões mundiais de saúde. A proposta de criação da OMS foi de autoria dos delegados do Brasil, que propuseram o estabelecimento de um "organismo internacional de saúde pública de alcance mundial"[2]. Desde então, Brasil e a OMS desenvolvem intensa cooperação.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

BIOMEDICINA (CITO/HIST)

CURSO DE BIOMEDICINA – VERGUEIRO – UNIP
PROFESSORA FLORA CORDEIRO
MATERIAL DIDÁTICO PARA AULA PRÁTICA


Aula Prática 1
Instrumentação em Citologia: Uso do Microscópio
Fundamentos Teóricos
A célula, como objetivo de estudo da citologia, pode ser estudada sob diversos aspectos: podemos conhecer sua forma e a de seus constituintes, a natureza química desses constituintes e seu modo de funcionamento. Ou seja, realizar investigações morfológicas, químicas, bioquímicas e fisiológicas, e a cada uma correspondem métodos de estudo particulares.
De uma forma geral, um estudo detalhado da célula e de seus constituintes com a vista desarmada é virtualmente impossível, devido às suas pequenas dimensões. Para se ter uma idéia, as dimensões mais comumente observadas entre as células de animais e vegetais superiores situam-se na faixa de 10 a 20 m (1 m = 10-3 mm; 1 nm = 10-6 mm e 1 Å = 10-1 nm). Por isso o citologista é obrigado a utilizar instrumentos de aumento para a observação conveniente da célula.
Os estudos morfológicos ou morfo-fisiológicos da célula começam normalmente com o emprego do microscópio ótico, também denominado de microscópio fotônico (utiliza a luz como fonte de formação de imagens) ou microscópio composto (por ser constituído por dois sistemas de lentes sobrepostas: a objetiva e a ocular). Este instrumento pode ser considerado como a ferramenta básica e indispensável de todo citologista.
A observação da célula ao microscópio ótico é feita por luz transmitida, que exige que o objeto a ser estudado responda a certas condições. Para que a luz possa atravessá-lo, o objeto deve ser suficientemente fino. Como raramente uma célula apresenta uma espessura na ordem necessária (5 m), torna-se necessário fazer fatias ou cortes da célula para atingir a espessura desejada.
Além da espessura, a observação da célula por luz transmitida requer que certas regiões do objeto absorvam mais luz do que outras, ou seja, que esse objeto apresente contrastes. Como os constituintes celulares têm pouco contraste, é necessário se utilizar de colorações artificiais, usando-se corantes. Os corantes são substâncias que absorvem certos comprimentos de onda da luz visível e têm afinidade por determinados constituintes celulares. Outra maneira possível de se criar contrastes artificialmente é utilizar certas montagens óticas especiais que ampliam as diferenças de contraste existentes nas diversas regiões da célula: microscópio de fase, por exemplo.
O microscópio de luz (figura ao lado) é composto de uma parte mecânica, que serve de suporte, e uma parte óptica, constituída por três sistemas de lentes: o condensador, a objetiva e a ocular.
Condensador: é um sistema ótico de refração, preso à parte inferior do braço sob a platina, podendo ou não possuir movimento vertical (e lateral para centralização), destinado a fazer convergir sobre a preparação a luz proveniente da fonte. A finalidade do condensador é projetar um cone de luz sobre as células que estão sendo examinadas no microscópio. Após atravessar as células esse feixe luminoso, em forma de cone, penetra na objetiva.
Objetiva e Ocular: a objetiva projeta uma imagem aumentada no plano focal da ocular, que novamente a amplia. Por fim, a imagem fornecida pela ocular pode ser projetada na retina (figura ao lado) ou pode ser projetada sobre uma tela ou mesmo uma chapa fotográfica. A ampliação total dada por um microscópio é igual ao aumento da objetiva multiplicado pelo aumento da ocular.
Princípios de formação de imagem
A luz proveniente da fonte luminosa, seja ela direta ou refletida, após atravessar o condensador, é concentrada sobre a preparação. A luz incidente no condensador deve ser paralela para que toda a luz emergente possa convergir no foco daquele sistema ótico. Assim, no caso da existência de espelho, a face plana deve ser utilizada quando a luz for artificial e emitir a luz paralela e a face côncava quando a luz for natural (difusa) ou artificial divergente.
A preparação (objeto) a ser observada deve ter uma espessura reduzida para permitir a transmissão da luz. Cada um de seus pontos funciona como fonte intensa para a formação de imagens pela objetiva.
A objetiva fornece uma imagem real, ampliada e invertida da preparação. A distância focal e o poder de ampliação de uma objetiva são inversamente proporcionais, ou seja, quanto menor for a distância focal da objetiva, maior será seu poder de ampliação.
A imagem fornecida pela objetiva será novamente ampliada pela ocular, funcionando essa imagem, portanto, como “preparação” ou “objeto” para a ocular. Assim, essa lente fornecerá uma imagem virtual, ampliada e direta dessa imagem já formada pela objetiva.
Similarmente à objetiva, a distância focal e o poder de ampliação da ocular são inversamente proporcionais, ou seja, quanto menor for a distância focal de uma ocular, maior será seu poder de ampliação.
Poder de resolução
O poder de resolução de um microscópio fotônico, ou outro instrumento ótico qualquer pode ser definido como a capacidade que este sistema possui de formar imagens distintas e nítidas de dois pontos situados muito próximos em uma preparação. O limite máximo de resolução teórico é, aproximadamente, a metade do comprimento de onda da fonte luminosa. Como o microscópio fotônico usa luz visível (4000-7000 Ǻ ou 400-700 nm), o máximo de poder de resolução deste aparelho estaria em torno de 2000 Ǻ ou 200 nm.
Objetivas de imersão (Abertura numérica de uma objetiva)
Para se aproveitar uma maior quantidade de luz quando a objetiva é de grande aumento (pequeno diâmetro e utilizada a uma distância de trabalho muito pequena), trabalha-se com a lente frontal imersa em um líquido de alta refringência, em geral óleo de cedro (índice de refração de 1,575). Com o emprego desse óleo, pode-se fazer convergir o feixe luminoso proveniente do condensador, captando-se aqueles raios luminosos que, com objetivas secas, seriam perdidos. Estas objetivas são denominadas, objetivas de imersão. A conseqüência direta do emprego dessas objetivas é o aumento da luminosidade.

Trinta sites úteis

Trinta sites úteis

01. Serviço dos cartórios de todo o Brasil, que permite solicitardocumentos via internet: www.cartorio24horas.com.br/index.php

02. Site de procura e reserva de hotéis em todo o Brasil, por cidade, por faixa de preços, reservas
etc.: www.hotelinsite.com.br

03. Site que permite encontrar o transporte terrestre entre duas cidades, a transportadora, preços e horários:https://appweb.antt.gov.br/transp/secao_duas_localidades.asp

04. Encontre a Legislação Federal e Estadual por assunto ou por número, além de súmulas dos STF, STJ e TST: www.soleis.adv.br

05. Tenha a telinha do aeroporto de sua cidade em sua casa, chegadas e partidas: http://www.infraero.gov.br/sivnet/index.php?lang==bra

06. Encontre a melhor operadora para utilizar em suas chamadas telefônicas:http://sistemas.anatel.gov.br/sipt/Atualizacao/Importante.asp

07. Encontre a melhor rota entre dois locais em uma mesma cidade ou entre duas cidades, sua distância, além de localizar a rua de sua cidade: www.mapafacil.com.br

08. Encontre o mapa da rua das cidades, além de localizar cidades: http://mapas.terra.com.br/Callejero/home.asp

09. Confira as condições das estradas do Brasil, além da distância entre as cidades: www.dnit.gov.br

10. Caso tenha seu veiculo furtado, antes mesmo de registrar ocorrência na polícia, informe neste site o furto. O comunicado às viaturas da DPRF é imediato: http://www.dprf.gov.br/?link==alerta

11. Tenha o catálogo telefônico do Brasil inteiro em sua casa. Procure o telefone daquele amigo que estudou contigo no colégio: www.102web.com.br

12. Confira os melhores cruzeiros, datas, duração, preços, roteiros, etc.: www.bestpricecruises..com/default.asp

13. Vacina anticâncer (pele e rins), desenvolvida por cientistas médicos brasileiros, fabricada em laboratório utilizando um pequeno pedaço do tumor do próprio paciente. Em 30 dias está pronta, e é remetida para o médico oncologista do paciente. Hospital Sírio Libanês - Grupo Genoma - Fone do Laboratório: 0800-7737327 (falar com Dra Ana Carolina ou Dra Karyn, paramaiores detalhes). OBS: ESTA VACINA DEVE SER SOLICITADA PELO MÉDICO ONCOLOGISTA: www.vacinacontraocancer.com.br/hybricell/home.html

14. Indexador de imagens do Google - captura tudo que é foto e filme de dentro de seu computador e os agrupa, como você desejar: www.picasa.com

15. Semelhante ao Internet Explorer, porém muito mais rápido e eficiente, e lhe permite adicionar os botões que desejar, ou seja, manipulado como você o desejar: www.mozilla.org.br/firefox

16. Site de procura, semelhante ao GOOGLE: www.gurunet.com

17. Site que lhe dá as horas em qualquer lugar do mundo: www.timeticker.com/main.htm

18. Site que lhe permite fazer pesquisas dentro de livros: www.a9.com

19. Site que lhe diz tudo do Brasil desde o descobrimento por Cabral:
www.historiadobrasil.com..br

20. Site que o ajuda a conjugar verbos em 102 Idiomas: www.verbix.com

21. Site de conversão de Unidades: www.webcalc.com.br/conversoes/area.html

22. Site para envio de e-mails pesados, acima de 50Mb: www.dropload.com

23. Site para envio de E-mails pesados, sem limite de capacidade: www.sendthisfile.com

24. Site que calcula qualquer correção desde 1940 até hoje, informando todos os índices
disponíveis no mercado financeiro. Grátis para Pessoa Física: www.debit.com.br

25. Site que lhe permite falar e ver pela internet com outros computadores, ou LHE PERMITE FALAR DE SEU COMPUTADOR COM TELEFONES FIXOS E CELULARES EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO GRÁTIS - De computador para computador, voz + imagem. De computador para telefone fixo ou celular: www.skype.com

26. Site que lhe permite ler jornais e revistas de todo o mundo: www.indkx.com/index.htm

27. Site de procura de pessoas e empresas nos EUA. Só para achar a pessoa ou a empresa com endereço e telefone - GRÁTIS. Se quiser levantamento completo de tudo o que a pessoa tem como patrimônio, tudo que teve de problema judicial e financeiro, e outras coisas mais, aí pode custar até US$ 80,00 com valores intermediários: www.ussearch.com/consumer/index.jsp

28. Site de câmaras virtuais, funcionando 24 hs por dia ao redor do mundo: www.earthcam.com

29. Site de periódicos do Ministério da Educação ( CAPES ). Download grátis. http://periodicos..capes.gov.br/

30. Download grátis de Livros, em vários idiomas. www.virtualbooks.com.br