BPLC (INMETRO NIT-DICLA 083)
REQUISITOS GERENCIAIS
ORGANIZAÇÃO E GERENCIAMENTO
-Organização-
Serviços de laboratórios clínicos (incluindo interpretação adequada e serviços de consultoria) devem ser projetados de acordo com a as necessidades dos pacientes e de todo o pessoal clínico responsável pelo cuidado ao paciente (NIT DICLA 083).
O laboratório deve prover treinamento adequado de todo pessoal e supervisão, por pessoas competentes familiarizadas com o propósito, procedimentos e avaliações dos resultados (NIT DICLA 083);
SISTEMA DA QUALIDADE
-Sistema de gestão da qualidade-
O sistema de gestão da qualidade deve incluir, mas não estar limitado a, controle interno da qualidade e participação em comparações interlaboratoriais organizadas, tais como, esquemas de avaliações externas da qualidade.
-Aquisição de serviços-
• Política e procedimentos para avaliação e seleção de laboratórios de referência;
• O laboratório deve assegurar que o laboratório de referência ou consultor é competente para realizar os exames solicitados.
-Aquisição de serviços-
O laboratório deve ter procedimento eficaz para avaliação e seleção de laboratórios de apoio.
Os contratos devem assegurar:
• Requisitos de capacidade;
• Procedimentos de pré-exame e pós-exame;
• As responsabilidades.
-Aquisição de serviços e suprimentos-
• Definir e documentar políticas e procedimentos para seleção e uso de serviços externos, equipamentos, e suprimentos de materiais de consumo que afetem a qualidade do serviço.
IDENTIFICAÇÃO E CONTROLE DE NÃO CONFORMIDADES
-Controle de não-conformidades-
• Pessoal responsável;
• Decisões para ação/ação corretiva;
• Recolhimento;
• Responsabilidade p/suspensão e autorização do reinicio dos exames;
• Significado clínico;
• Registro.
-Processo de melhoria contínua-
Desenvolver, documentar e implementar planos de ação para melhoria.
Quando requeridas ações preventivas, desenvolver, implementar e monitorar planos de ação para:
• Aproveitar as oportunidades de melhoria;
• Implementar mudanças necessárias;
• Avaliar a eficácia das ações.
-Auditorias internas-
• Periódicas;
• De acordo com área de importância crítica pelos serviços prestados ao paciente;
• Formalmente planejadas;
• Tipo de auditoria;
• Metodologia;
• Documentação requerida.
PESSOAL
-Acomodações e condições ambientais-
O laboratório deve ter:
• Dimensões;
• Construção;
• Localização adequada para atender às necessidades da realização dos exames e minimizar as interferências que comprometam a qualidade dos resultados.
-Acomodações e condições ambientais-
• Salas ou áreas,
• Instalações,
• Equipamentos,
• Suprimentos,
Que assegurem a realização dos exames e armazenamento de materiais, documentos, reagentes e sistemas biológicos.
-Equipamentos-
• Instrumentos;
• Materiais de referência;
• Materiais de consumo;
• Reagentes;
• Sistemas analíticos.
O laboratório deve ter procedimentos para:
• manuseio,
• Transporte,
• Armazenamento,
• Uso, manutenção planejada,
• Verificações intermediárias dos equipamentos, de forma a assegurar seu funcionamento e prevenir danos.
-Insumos e reagentes/soluções-
• Deve existir sistema de controle que comprove a qualidade dos reagentes/soluções;
• Rotulagem com indicação da procedência, identidade, concentração, riscos potenciais, estabilidade, data da preparação e uso, validade, armazenamento e n°lote.
• Usar reagentes dentro da validade e controlar seu desempenho com registros;
• Armazenar corretamente;
• Comparar os reagentes de um lote novo com o lote anterior;
• Documentar os resultados da avaliação de desempenho;
• Seguir as recomendações do fabricante.
• Assegurar que os componentes de “kits” de reagentes do mesmo lote não sejam misturados;
• Manter registros da identificação de reagentes, data do recebimento e controle de estoque;
• Assegurar que os insumos utilizados na realização dos exames sejam apropriados ao uso e seguros.
Nas análises qualitativas, a comprovação da qualidade deve incluir, no mínimo:
Controle positivo;
Controle negativo.
(lote novo e lote anterior)
-Qualidade da água-
O LAB deve definir o grau de pureza da água necessária para cada método analítico, os parâmetros a serem monitorados e a freqüência do monitoramento
Recomendações da NCCLS
Documento NCCLS, 1993 define os graus de pureza da água reagente e estabelece as especificações para o uso.
Água tipo I livre de bactérias
Resistividade
Sílica
Especificação do processo
Pré-tratamento
Tecnologia de obtenção
Controles em processo
Controle da qualidade
Qualidade deve ser mantida independente da procedência, pouco tempo de estocagem
Monitoramento da qualidade da água bruta e reagente para manutenção das especificações
Tipos
Tipo I, II e III
Tipo I-dosagens de elementos e de metais pesados em níveis de mg/L; dosagens enzimáticas...
Tipo II - aplicações nas quais os microrganismos, resistividade e silicato são tolerados
Tipo III-lavagem de vidraria
-Controles e calibradores-
Usar controles reativos, fracamente reativos e não reativos
Procedimento de avaliação da confiabilidade quando não existem materiais de calibração ou controle
Verificar a aceitabilidade dos resultados
Mostras controle=Amostras de pacientes
Media desvio padrão para cada lote
Utilização de soro controle para verificar o desempenho dos equipamentos
-Processo pré-exame-
CADASTRO DO PACIENTE
• Identificação do paciente;
• Identificação médico requisitante;
• Tipo de amostra primária;
• Exames solicitados;
• Informações clinicas relevantes (sexo, data do nascimento);
• Data e hora da coleta da amostra primária;
• Data e hora de recebimento das amostras.
MANUAL DE COLETA
Procedimentos: preparo do paciente, identificação e coleta da amostra;
Instruções: tipo e quantidade da amostra, armazenamento da amostra, descarte seguro dos materiais;
IDENTIFICAÇÃO
O sistema deve possibilitar a rastreabilidade das amostras por meio do cadastro de pacientes;
Amostras primárias sem identificação adequada não devem ser aceitas ou processadas.
TRANSPORTE DAS AMOSTRAS
Dentro do tempo apropriado a natureza dos exames;
Dentro de uma faixa de temperatura especificada no manual e com os preservativos indicados;
A forma de transporte deve garantir a segurança do transportador do público em geral e do laboratório;
Obedecer à regulamentação sanitária pertinente;
Documentar critérios para aceitação ou rejeição de amostras primárias;
Amostras comprometidas se aceitas o laudo deve indicar a natureza do problema e cautela na interpretação de resultado;
Para amostra com identificação de urgente deve haver procedimento específico.
ARMAZENAMENTO DE AMOSTRAS
O tempo deve ser especificado e o armazenamento deve atender as condições de manutenção da estabilidade de suas propriedades, para possibilitar possíveis repetições.
O laboratório quando desenvolver seus próprios métodos os mesmos devem ser validados para confirmar a adequação ao uso pretendido;
Os intervalos e os valores de referência devem ser revistos periodicamente;
Quando da mudança de procedimento de exame com resultados capazes de provocar equívocos deverá ser feita comunicação aos usuários.
PROCEDIMENTOS ANALÍTICOS
Objetivo do exame;
Princípio do método usado;
Especificações de desempenho;
Tipo de amostra primária;
Equipamentos e reagentes;
Procedimento de calibração;
Passo a passo do procedimento;
Procedimentos de controle da qualidade;
Interferências e reações cruzadas;
Princípio do procedimento para cálculo dos resultados;
Intervalos dos valores de referência;
Intervalo reportável dos resultados;
Valores de alerta;
Interpretação dos resultados;
Precauções de segurança;
Variabilidade e referências.
-PROCESSO PÓS-EXAME-
Apresentação de Resultados
O pessoal autorizado deve sistematicamente revisar e autorizar a liberação dos resultados de exames
Apresentação de Resultados
Descarte seguro de amostras que não são necessárias para exame deve ser realizado de acordo com os regulamentos locais ou recomendações para gestão de resíduos.
-Laudo de resultados-
A gerência deve ser responsável pela formatação dos laudos de acordo com as necessidades dos usuários, legislação local vigente e por avaliar se os laudos estão fáceis para serem compreendidos e interpretados.
Material coletado;
Resultado do Exame com respectiva unidade de medida;
Método utilizado;
Sem Ambigüidade;
De acordo com instruções específicas;
Valor de referência com respectiva unidade de medida;
sábado, 27 de março de 2010
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